Qual a diferenças entre logo, logotipo, Marca e Lomarca?
Neste artigo você poderá entender melhor o significado de cada termo, quais as características e diferenças entre as nomenclaturas que são um itens essenciais para a construção de uma marca.
Logo, logotipo ou logomarca são expressões usada com frequência por leigos e profissionais de comunicação visual e design, gerando dúvidas sobre as diferenças entre nas denominações.
Entenda as diferenças
Logo
O termo de origem grega “logos” significa conceito, significado, palavra. Uma abreviação, sinônimo do termo logotipo.
"Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto."
~ dictionary.com
Logotipo
A palavra logotipo tem origem na união dos termos gregos logos (conceito, significado) e typos (símbolo ou figura), significa símbolo visível de um conceito que representa uma empresa ou marca. Considerado uma forma alternativa da palavra logo, é composto pela tipografia (tipo ou letra utilizada) e algum símbolo (ícone + tipografia) que formam o logotipo.
Um logotipo é a composição gráfica do nome fantasia de uma empresa com formas, cores e símbolos que a identificam, resultado da união gráfica entre a tipografica estilizada com algum símbolo.
Nada é definido por acaso em um bom projeto de design de logos, tudo no desenvolvimento é planejado e pensado para transmitir, com uma harmonia entre as formas, as características de uma empresa e assim criar um vínculo, uma associação automática da mente do cliente com a empresa.
"O arranjo visualmente distinto de letras no qual empresas e organizações são prontamente reconhecidas pelos cliente."
~answers.com
Marca
Do germânico Markas = Significado, a marca é representada graficamente pelo logo e identidade visual (padrão de cores e aplicação do logo), é o conceito de uma empresa que pode ser identificado por alguns elementos como logotipo, símbolo, cores e slogam. Um elemento visual da identidade visual que possibilita que a empresa seja identificada, cria uma conexão entre seus valores e missão com os consumidores da marca.
A marca é o próprio conceito de uma empresa, que é identificado por diversos elementos, como o logotipo, o símbolo, as cores, slogan, entre outros.
"A marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.
~autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”
Logomarca
Do grego Logos = Significado, conceito.
Do germênico Markas = significado, conceito.
Um neologismo brasileiro utilizado por leigos como sinônimo de logo ou logotipo, porém o termo é redundantes pois significaria “Significado do Significado” e considerado equivocado no meio publicitário e design.
Conheça as opções personalizadas com valores acessíveis.